Diocese de Viseu

Resultado de imagem para foto do novo bispo de viseu

D. António Luciano dos Santos Costa – Bispo de Viseu

O Papa Francisco nomeou hoje (dia 03 de maio de 2018), como Bispo de Viseu, o cónego António Luciano dos Santos Costa, de 66 anos, vigário episcopal para o Clero da Guarda, sucedendo a D. Ilídio Leandro, que renunciou por motivos de saúde, como todos nós sabemos.

A ordenação episcopal está marcada para o próximo dia 17 de junho, às 16 horas, na Sé da Guarda; o início da atividade pastoral como Bispo de Viseu acontece a 22 de junho.

O novo Bispo português nasceu a 26 de março de 1952, em Corgas, freguesia e paróquia de Sandomil (Seia), distrito e Diocese da Guarda.

D. António Luciano dos Santos Costa, o mais velho de sete irmãos, trabalhou como enfermeiro nos Hospitais da Universidade de Coimbra, completando a formação em enfermagem.

Entrou no seminário aos 28 anos, iniciando o percurso para a formação sacerdotal no ISET (Coimbra), no ano letivo de 1980/1981, continuando-o no Seminário da Guarda. Foi ordenado diácono a 8 de dezembro de 1984 e padre a 29 de junho de 1985, na Catedral da Guarda.

Após a ordenação, estudou Teologia Moral em Roma, na Academia Alfonsiana, concluindo a licenciatura Canónica com uma dissertação sobre o pensamento e obra de Bernard Haering, ” Ser Livre em Cristo, Projeto Responsável do Homem”; fez ainda estudos em Biotécnica, no Centro e Biotécnica da Faculdade de Medicina do Hospital de Santa Maria (Lisboa).

Na Diocese da Guarda, onde era vigário episcopal para o Clero, tinha as missões de administrador paroquial das paróquias do Vale do Mondego (Pero Soares, Vila Soeiro, Misarela, Faia, Cavadoude Aldeia Viçosa, Vila Cortês do Mondego e Porto da Carne); capelão do Hospital Distrital da Guarda e juíz do Tribunal Eclesiástico.

DSC00220 Igreja Paroquial de Silgueiros

Igreja Mosteiro Antiga Igreja Paroquial em Mosteiro